
A Rádio Universidade de Coimbra, a comemorar 23 anos de emissões regulares, anuncia com honra e prazer o Moritz Von Oswald Trio como especialíssimo convidado para o concerto de apresentação da nova grelha de inverno de 2009/10. A marcar na agenda para o próximo dia 26 de Novembro de 2009, pelas 21h30m no Teatro Académico de Gil Vicente em Coimbra

Max Loderbauer, Moritz von Oswald e Vladislav Delay
Moritz Von Oswald, Vladislav Delay e Max Loderbauer compõem o trio responsável por um dos mais inquietantes e inteligentes registos discográficos do corrente ano, “Vertical Ascent“, com edição na fundamental editora britânica Honest Jon’s. O disco brinda-nos com a sapiência adquirida ao longo de anos de maturação estética de todos os elementos do trio ao serviço de uma depurada modernidade estética e capacidade performativa.
Formados na sequência de um convite efectuado a Moritz Von Oswald pelo festival Club Transmediale de Berlim, e após um ensaio apenas, apresentam-se ao vivo. Pouco depois
surgem as gravações de”Vertical Ascent”. Ao longo de quatro criações (apropriadamente denominadas patterns) o denominador comum passa pelo jazz e pelo dub, mas apenas enquanto alicerce e referência a um desdobramento pela diversidade estética contemporânea mais arrojadamente criativa, do Techno (Carl Craig, Ricardo Villalobos, Richie Hawtin) ao Dubstep (Pinch, Mala).
surgem as gravações de”Vertical Ascent”. Ao longo de quatro criações (apropriadamente denominadas patterns) o denominador comum passa pelo jazz e pelo dub, mas apenas enquanto alicerce e referência a um desdobramento pela diversidade estética contemporânea mais arrojadamente criativa, do Techno (Carl Craig, Ricardo Villalobos, Richie Hawtin) ao Dubstep (Pinch, Mala).A escola dub-techno berlinense de Moritz (criador de peças musicais únicas enquanto Maurizio ou Rhythm and Sound), junta-se ao virtuosismo de Sasu Rippatti (Vladislav Delay enquanto mestre ambiental e Luomo enquanto agitador house) que usa uma panóplia de instrumentação percussiva de concepção caseira – e Max Loderbauer (NSI, Sun Electric) traz a sua excelência de manipulador electrónico contribuindo de forma decisiva para o instaurar de uma ordem formal no aparente caos gerado por uma improvisação devedora do mais inspirado jazz.
Com uma carreira longa e um dos mais influentes estetas das duas últimas décadas, Moritz von
Oswald foi co-responsável - com Mark Ernestus – pelo projecto Basic Channel, que surge em 1993 como pioneiro da escola electrónica minimal com as suas evoluções techno pontilhadas de lampejos dub e um anonimato imagético que deixava toda a relevância à música. Em 1995, cria a editora Chain Reaction onde acolhe alguns dos seus mais fervorosos seguidores – Monolake, Vainquer e , mais tarde, o próprio Vladislav Delay. No seguimento da sua enorme paixão pela música jamaicana aparece em 1996 o projecto Rhythm and Sound com a parceria inicial de Paul St. Hilaire (Tikiman) para um novo selo editorial denominado Burial Mix. Aqui as profundezas do dub vêem a luz também nas vozes de Sugar Minott ou Cornell Campbell. Pouco depois surgem as associadas Basic Replay e Wackies, dedicadas à reedição de discos clássicos ou há muito perdidos do reggae.Um mágico e abrangente caminho até chegar a Coimbra, merecedor e granjeador de enorme respeito e admiração por tudo o que já nos deu e terá para dar. É o momento de nos sentirmos agradecidos e retribuirmos com a nossa presença.






0 comments:
Enviar um comentário